jueves, 29 de octubre de 2009

Um Trabalho Resultante da Busca de Fontes Documentais de Valor Histórico



Tomando contato com a equipe de Expertos Universitários e sendo colaboradora externa da mesma, divido neste momento com todos um trabalho que resultou de uma análise documental.


Para mim, que sou investigadora (do campo da Geografia Urbana e da História), é essencial e urgente o bom acesso a documentos presentes em Arquivos Históricos e ressalto aqui a facilidade proporcionada nos ultimos tempos pela disponibilidade de documentos históricos via internet graças aos processos de digitalização. Minhas experiências como investigadora de Arquivos Históricos bem reconhece a GRANDE IMPORTÂNCIA DE UM BOM TRABALHO DE UM ARQUIVISTA OU DE UM GESTOR DA INFORMAÇÃO.
Tenho diversos trabalhos que resultaram da análise de documentos históricos, muitos dos quais com resultados ricos, mas, que seriam muito mais ricos se muitos documentos nao houvessem sido perdidos (muitos até de datas mais recentes) por falta de valorização, preservação e conservação do patrimônio documental.
Neste momento, deixo aqui publicado o RESUMO de minha DISSERTACAO DE MESTRADO, um trabalho escrito por mim, Rita de Cássia Gregório de Andrade, após uma árdua pesquisa documental e bibliográfica.


Ressalto ainda que este trabalho foi orientado pela Professora Doralice Sátyro Maia e foi apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG, Universidade Federal da Paraíba em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Mestre em Geografia (Novembro - 2008).

RESUMO


ANDRADE, Rita de Cássia Gregório de. A Cidade de Coremas – PB: Geografia Histórica de uma Cidade Pequena. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. (Dissertação) Mestrado em Geografia.

Esse trabalho teve como objetivo analisar os processos históricos, econômicos e políticos que levaram ao surgimento da cidade de Coremas. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a origem e caracterização do povoado do Boqueirão do Curema; verificar as alterações que o povoado do Boqueirão do Curema e a vila de Curema sofreram com a chegada dos açudes Curema e Mãe D’Água e do Acampamento do DNOCS; identificar as modificações urbanas na vila de Curema; caracterizar a vida dos antigos habitantes na vila de Curema e no Acampamento do DNOCS e revelar os acontecimentos que ocasionaram a elevação da vila de Curema à cidade de Coremas. O universo pesquisado foi a cidade de Coremas, desde o seu processo de constituição inicial, quando era um pequeno povoado, até a data de sua criação oficial, na década de 1950. A metodologia utilizada foi: 1) Pesquisa documental: coleta de documentos oficiais em arquivos; levantamento bibliográfico e busca por fotografias e mapas antigos, sendo que os últimos não foram encontrados. 2) Pesquisa de Campo: observação da paisagem, para verificar os vestígios de tempos passados no traçado urbano e na edificação da cidade; retirada de fotografias e realização de entrevistas com os idosos. 3) Trabalho de Gabinete: análise de todo o material encontrado e redação do trabalho final. A História Oral adquiriu importância metodológica especial neste trabalho, possibilitando a análise de uma fonte documental complementar, suprindo a carência de documentos oficiais. Constatou-se que o povoado do Boqueirão do Curema surgiu a partir de uma capela, construída na chamada Data de Curema, uma parte de terra doada à igreja por um fazendeiro local. O povoado elevou-se à vila no ano de 1938, em virtude de uma maior dinâmica proporcionada, sobretudo, pela construção do Açude Curema. Nas décadas de 1930, 1940 e 1950 seguem as obras de construção dos açudes Curema e Mãe D’Água, o que ocasiona o aumento do contingente populacional e a edificação de outro núcleo urbano, o Acampamento do DNOCS, para moradia dos funcionários do DNOCS. E são estes acontecimentos os responsáveis pela criação da cidade de Coremas, no ano de 1954, após reivindicações levadas a cabo pelo poder local, representados pelos agropecuaristas. Estes, guiados por interesses político-administrativos se utilizam dos benefícios trazidos pelo capital federal para alegar a presença de elementos urbanos suficientes para elevar à vila de Curema à cidade de Coremas. Espera-se ter deixado, através deste trabalho, uma contribuição ao estudo das cidades pequenas para a Geografia Urbana, em especial, dentro da geografia histórica das pequenas cidades. Cada um dos elementos de análise abarcados por esta pesquisa pode ser aprofundado através da História Oral. Ao mesmo tempo, fica o anseio por um estudo da cidade de Coremas que aprofunde as temáticas aqui analisadas, como também que abarque os tempos posteriores a 1960, ao lado de uma análise da atual cidade de Coremas.
Palavras-Chaves: vila; cidade pequena; história oral; Coremas.

RITA DE CÁSSIA GREGÓRIO DE ANDRADE
ritagandrade@gmail.com



Para su conocimiento